Saturday 5 January 2013

Maioridade Penal 16

Eu vou tocar em um assunto que ja vi rolando pela Internet algumas vezes. Existe uma petiçao rondando pra reduçao da mioridade penal ser 16 anos.

Em principio parece uma coisa que vai trazer beneficios?! Ou sera?! 

Vamos analisar o caso em detalhes e separadamente.
A primeira pergunta que eu faco e: Porque queremos uma reducao pra menores de 16 serem considerados crimisonos e com isso pagarem por crimes como adultos?

A segunda pergunta que eu faco e: Porque esses menores estao nessa vida em primeiro lugar, e nao, na escola, ou praticando um esporte, ou aprendendo musica, teatro ou uma profissao?

A terceira pergunta que eu faco e: Porque criminosos levam menores com eles pra cometerem crimes? Sera que e por que os menores nao podem ser presos por sua menor idade ou sera que os criminosos estao explorando os menores, que nao tem como sair dessa vida e consequentemente nao podem dizer nao aos criminosos?

A quarta pergunta que eu faco e: Porque nos da sociedade queremos botar na cadeia um menor? Porque sera mais facil varrer pra baixo do tapete a sujeira, e que ninguem ve, do que realmente tratar do problema?

A quinta pergunta que eu faco e: Porque a realidade do Brasil nunca muda? E sempre crime, corrupcao, drogas, prostituicao, criancas bein aliciadas, criancas sendo usadas pra sexo, pra crimes, morte, desrrespeito a vida, ao ser humano e ao meio ambiente?

A sexta pergunta que eu faco e: Porque de lado a lado no Brasil os politicos roubam, roubam, formam quadrilhas, organizam lavagem de dinheiro, nao sao presos, nao sao expulsos dos seus partidos, e nos nao fazemos nada?

A setma pergunta que eu faco e: Se nos baixarmos a maioridade pro crime pra 16, o que vai impedir criminosos de usarem menores com 15 anos ou com 14 anos? Sera que vai fazer mesmo diferenca?!

A oitava pergunta que eu faco e: Mudanca exige uma forca interna ENORME, sera que matar uma mosca vai realmente fazer diferenca pra dimensao dos problemas que o Brasil enfrenta?
Vamos fazer uma analogia; Eu estou sentado na minha sala lendo, tranquilamente quando uma mosca vem e comeca a me incomodar. Eu simplemente a mato, sem tentar entender o por que, ela esta aqui a me incomodar, sem racionalisar e sem pensar nas consequencias, ou no impacto que isso pode causar, ou mais importante procurar a raiz do problema.
Continuemos com a analogia; Pensando eu que o problema foi-se embora, que eu posso voltar a ler meu livro tranquilamente, na miha sala linda, outra mosca vem e comeca a voar, me deixando com mais raiva. Eu mato a segunda, com ainda mais crueldade e raiva - e penso agora eu estou livre, tudo ta tranquilo.... A terceira mosca vem, e uma quarta, e uma quinta, e uma sexta.... Eu  ja estou cansado, frustrado, com raiva, ja matei 100 moscas mas o problema persiste...
Ai me vem na cabeca, eu vou olhar em baixo do sofa, talvez elas morem la, quando eu me deparo com um rato morto e as moscas ou larvas se transformando em moscas e comecando a voar. Ai eu me deparo e acordo pro mal cheiro, comeco a olhar pela casa e encontro mais ratos mortos, mais moscas.
Quantos problemas eu tenho aqui pra resolver? O mal cheiro, as moscas, os ratos mortos, o que esta matando os ratos? Eu ja sei a resposta pra o que esta criando as mocas, ja tenho a resposta pra o que esta causando o mal cheiro, mas 1)Porque os ratos estao morrendo 2)Porque eles estao aqui na minha casa em primro lugar? Eu posso jogar os ratos fora, mas o que vai me garantir, que outros ratos nao voltarao? E o mesmo ciclo vicioso, de ratos mortos, moscas e mal cheiro nao comecara denovo?

A minha nona pergunta e: Como se muda uma atitude, seja ela qual for? E preciso educacao, ensinamento, e preciso consciencia, vontade, e preciso querer mudar, e preciso entender o problema, e criar acoes que nao so tratem do problema agora, mas que pense no futuro. Todaas as classes precisam querer e entender que nao se resolve um problema com forca, violencia, preconceito.
Um ditado popular "Pal torto nao desentorta!", se nos observarmos que o pal esta ficando torto e logo do inicio tratarmos de tomar cuidados pra que ele sigua em uma linha reta, e aprumar desde um galhinho novinho ele vai crescer reto.

A minha ultima pergunta por hoje e: O que e moral? Sera que nos brasileiros temos moral?

Nota: Eu gostaria de dizer que meu portugues nao e dos melhores, mas ao decorrer dos posts que eu pretendo escrever, eu vou melhora-lo. Gostaria de que ao ler meus posts, concentrem na menssagem, no contexto. Se quiserem fazer correcoes, eu aceito de coracao, eu gostaria de melhorar minha escrita, entao se voce pode ajudar eu fico feliz e grato. Mas eu gostaria muito de construir uma sociedade onde nos todos nos respeitamos, nos ajudamos, e dentro da melhor forma possivel somos honestos conosco e com todos em nossa sociedade. Eu gosto de refletir e pensar nas coisas e nao so aceitar o que me e dito.

No comments:

Post a Comment