Saturday 5 January 2013

Sera que O clima mundia esta realmente mudando? Ou sera so ilusao?

Essa semana (03/01/2013) o Rio de Janeiro sofreu com uma enchente relampago, ou direi mais uma enchente?O mesmo aconteceu em Pernambuco em 2010, em Alagos em 2011 e tem acontecido em muitos estados, com muito mais frequencia.

Por curiosidade eu estava a procurar no Google a data exata (foi entre 03/01/2013-04/01/2013), para minha surpresa eu vejo que mais ou menos todos os anos desde 2007 (talvez ate antes) o Rio vem sofrendo com enchentes violentas, sera conecidencia ou sera mais um sinal do efeito estufa?
Nessa mais recente do dia 03/01/2013 aparentemente caiu 58% da chuva que cai em um mes. E muita chuva!

Uma coisa que eu gostaria de chamar a atencao, estamos sofrendo com muitas enchentes tambem, aqui na Inglaterra.
Desde 2011, mais ou menos, a Inglaterra tem sofrido com o que chamamos aqui de "flash fload".

Nessa epoca do ano, entre Novembro e fevereiro, o clima aqui e pra estar fio. Entre 4C positivos e -4C negativo. O estranho e anormal e que faz algum tempo ja, que a temperatura vem subindo, e a temperatura hoje 05/01/2013 e de 9C graus positivos.

2012 foi o segundo ano mais chuvoso, que registrou  um volume de chuva muito acima do normal (A
Inglaterra vem medindo a volume de chuva todos os anos, desde de 1910 - da uma lida em: http://www.guardian.co.uk/environment/2013/jan/03/2012-uk-second-wettest-year).

Aqui na Inglaterra se esta falando muito de 'Global Warming' (em portugues: Aquecimento Global). o BBC (TV Publica Inglesa), mostra muitos programas muito bons sobre o meio ambiente e sobre temas que abordam o aquecimento global.
Nao sei como esta ai no Brasil, mas aqui na Inglaterra se esta fazendo um esforco bastante grande pra conscientizar as pessoas.
Os programas mostram que as calotas polares estao realmente derretendo, e nao so derretendo mas a um ritmo muito mais acelerado desde 1980.
Nota: eu gostaria de frizar, eu nao sou cientista, nem pesquisador. Estou meramente escrevendo sobre algo que me preocupa, como pessoa, como pai (gostaria de deixar um mundo melhor pros meus filhos) por isso estou a escrever sobre o tema, tentando trazer um pouco de consciencia a alguns brazileiros, e acorda-los pra essa realidade que esta a bater a nossa porta, e vem com gosto de devastacao.

Mas voltando ao pq o derretimento das calotas polares e um problema, e como os cientistas acham que isso esta a aconter (o porque?).
O aquecimento global esta a acontecer, pelo fato de (Nos) seres humanos estarmos criando muitos gases que causam danos ao meio ambiente (ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Global_warming).
esses gases sao gerados por nos, toda vez que usamos o carro pra ir comprar pao nao esquina, toda vez que acendemos todas as luzes da casa e nao tomamos cuidado de apaga-las, todos os equipamentos eletronicos que usamos, pelo desmatamento de nossas florestas, e todo uso de petroleo, gas, agricultura com o cultivo de muito gado (Gado gera muito Gas Metano, que contribui em muito pro efeito estufa, ou aquecimento global. Ver: http://www.swissinfo.ch/por/Capa/Archive/Gases_de_ruminantes_causam_efeito_estufa.html?cid=6983390)
Como esses gases causam o 'efeito estufa' ou contribuem pro aquecimento e que e uma ciencia em si; mas aqui vai o meu entendimento.
Quando a luz do sol bate na terra, uma parte e absorvida e outra parte e repelida de volta pra atmosfera. A parte que e absorvida, e absorvida pelos gases que emitimos, e os gases ficam quentes e consequentemente aquecem o planeta. e mantem o calor por mais tempo.

Desde a decada de 80 que o aquecimento global tem ficado mais rapido, e com isso o derretimento das calotas polares tambem se acelerou (Ver: http://www.nasa.gov/topics/earth/features/thick-melt.html). Isso nos da uma visao atterorisadora de o quanto ja destruimos as calotas polares. E terrivel!

O aquecimento global causa o derretimento das calotas polares, ou peolo menos e o que os estudos indicam e a maioria dos cientistas mundiais apontam.
Mas o que pode causar de tao ruim o derretimento das calotas polares?
Muita coisa ruim! eu nunca tinha parado pra pensar. Muita coisa destrutiva mesmo.

1. O derretimento das calotas polares vai afetar as regioes costeiras, pois todo o gelo que era gelo e foi derretido esta em forma de agua, que vai aumentar o volume dos mares e oceanos. Por exemplo; Recife e 2 metros abaixo do nivel do mar. Muitas ilhas, praias vao desaparecer se o nivel continuar subindo.

2. E impressinante, mas com todo o gelo derretido e transformado em agua doce, o nivel de sal nos mares tambem diminue, com isso o mar tambem sofre uma maior evaporacao por causa do radiacao solar, e consequentemente mais chuvas vai causar.

E muito provavel que o aquecimento que estamos sentindo aqui na Inglaterra, e toda a chuva e alagamentos que estamos sofrendo, seja em uma boa parte consequencia desse bola de nevel 'aquecimento global'. Nao acho que seja so conhecidencia, mas as enchentes no Rio tambem tem uma boa chance de serem direto efeito do 'Efeito Estufa'.

Quem sou eu pra proferir, pra ter a voz da ciencia? Eu sou estou escrevendo sobre algo que ja li muito, assisti muitos programas. Em 1998 eu ja tinha um website (recifequente) tentando chamar a atencao dos brasileiros pra o cuidado com o meio ambiente, e consequentemente zelar mais pelo nosso planeta.

A coisa parece que esta ficando ruim a cada dia, e se nos nao cuidarmos nao vamos poder reverter os efeitos e vamos sofrer muito com tudo isso, e quem vai sofrer muito mais sao os nosso filhos e netos.

A maneira de nos consseguirmos algum resultado, se ainda possivel, e reduzindo nossas atividades maleficas, tais como:
  • Usar menos o carro
    • andar mais,
    • usar bicicleta,
    • usar transporte publico)
  • Nao usar tanta energia eletrica.
    • apagar as luzes dos quartos que nao tem ninguem,
    • desligar aparelhos eletricos quando nao estamos usando
    • Desligar o PC quando nao estamos usando
    • Desligar o monitor
    • Nao usar arcondicionado o dia todo
  • Nao comer tanta carne bovina
  • Parar o desmatamento das florestas
  • Nao usar tanta agua
Eu nao sou especial, nem sou santo, nem tenho nehum motivo outro que nao seja a minha preocupacao com o meio ambiente pura e simplesmente.

Mas eis aqui o que eu e minha familia fazemos:
1. Eu desligo todos os aparelhos eltricos durante a noite (Todos!)
2. Eu vou tres dias de Onibus pro trabalho e dois a pe
3. Nos reciclamos tudo que podemos
  • resto de comida vai pro adubo
  • minha esposa usa muito a bicicleta pra todos os lugares
  • Reciclamos papel, plastico
  • Re-utilizamos embalagens, papaies de presente etc, etc.
Nos temos que cobrar uma acao dos nossos politicos, pra criar energia mais 'environment friendly', deixar de usar petroleo pra carro, gerar uma energia mais limpa etc...
Se nos nao fizermos nada agora em 10 anos, vamos estar sofrendo muito mais que estamos ago.

No comments:

Post a Comment